sábado, 8 de agosto de 2020

Talentos desportivos, sua fixação no concelho, condições de treino, desenvolvimento pessoal.

Almada tem um excelente campo de recrutamento. Densidade urbana - milhares de jovens -uma cultura local propiciadora de práticas desportivas, diversidade de ofertas, acesso à informação.

Almada tem boas condições físicas e materiais para a maioria das práticas desportivas. São conhecidas e amplamente usadas, a desenvolvida rede concelhia de INFRA-ESTRUTURAS DESPORTIVAS, municipais e de clubes.
Almada tem massa crítica, tem EQUIPAS TÉCNICAS com elevada qualidade geral, na maioria das modalidades desportivas.
Almada tem DIRIGENTES ASSOCIATIVOS dedicados, conhecedores e empenhados.
Almada tem as AUTARQUIAS que conhecemos. Da minha parte, não falarei sobre elas, sendo que, provavelmente, será necessário falar.
Almada tem uma tradição de PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS no acompanhamento do percurso desportivo dos atletas jovens,  a qual desempenha um importante papel.
Almada poderá NÃO TER ENCONTRADO ainda um MODELO DE FINANCIAMENTO para o Sistema Desportivo Local, por razões diversas, que importa discutir, mas cuja necessidade se revela absoluta e crescentemente necessária.

Almada tem reunidas a maioria de condições e fatores que conduz a um franco desenvolvimento desportivo. Tanto assim, que:
Tem uma taxa de praticantes acima da media nacional. 37 %. O País tem 27 %.
Almada tem dado ao País e continua a dar, grandes campeões desportivos, em diversas modalidades. Alguns desenvolvem a sua carreira desportiva em Almada.
Mas, na maioria das modalidades, há uma evidente dificuldade em FIXAR no concelho, os valores, os talentos.
Porquê?
Desengane-se quem pensar que não é complexa a explicação.
Múltiplos são os fatores que estão na base dessa situação.

Adianto três destaques:
1 - Criação de condições que permitam fixar equipas técnicas de elevada valia. Polémico, reconheço. (Até porque já temos fixadas equipas técnicas em inúmeras modalidades, que aqui trabalham e vão continuar a trabalhar)

2 - Criação de um envelope financeiro mínimo a atribuir aos clubes que garantam um conjunto de requisitos de qualidade técnica para os seus atletas e equipas técnicas.

3 – Criação de uma ligação dos estabelecimentos de ensino a clubes de modalidades, ampliando os casos que, em número reduzido, é certo, têm tido sucesso no concelho e no País.

Muito haverá mais. Da minha parte fica para outro texto de reflexão.