sábado, 5 de junho de 2021

O Pavilhão Municipal da Costa da Caparica e a exemplaridade da utilização escolar e desportiva


 

A 5 de Junho de 1993 era inaugurado o Pavilhão Municipal da Costa da Caparica.
Depois de anos de discussão no País sobre a necessidade de definição de um novo conceito de Pavilhão Gimno Desportivo que servisse simultaneamente as escolas e os clubes locais, a Câmara de Almada, através dos seus serviços de desporto - uma nota para todo o serviço, e para o Professor Henrique Cristo que estudou e propôs modelos, com visitas a Espanha para avaliar soluções implementadas em Orense - realizou estudos com vista à definição de uma tipologia adequada à esse objeto.
Surgiu a tipologia deste Pavilhão.
Totalmente financiado pela Câmara Municipal de Almada, sem qualquer financiamento do Ministério da Educação, veio a ser colocado à disposição da Escola Básica 23 da Costa da Caparica e à disposição dos clubes da cidade.
Foi dos primeiros Pavilhões em Portugal que veio a concretizar a ideia de uma multiutilização por Escola e clubes, ideia que, só anos depois, se desenvolveria em Portugal. Daí a ação precursora da Câmara de Almada com a construção, a expensas próprias, de um conjunto de 3 Pavilhões Desportivos Municipais semelhantes - Costa, Charneca e Laranjeiro.
Este pavilhão iniciou um regime de utilização permanente diária entre as 8:30-23.30h com educação física escolar e treinos e jogos dos clubes locais.
Altamente utilizado, veio a acolher:
- Torneios Internacionais de Lutas, Halterofilismo, Artes Marciais,
- Campo de Férias do Youth Camp Europe da NBA
- Campeonatos Distritais Ginástica
- Fases Finais Nacionais de campeonatos nacionais jovens Basquetebol, andebol, voleibol, futsal
- Cursos de formação de treinadores (várias modalidades)
- Abertura do campeonato mundial Júnior de surf (por países)
E um regime de utilização de
10/15 jogos/eventos semanais, o que configura uma utilização ímpar a nível nacional.
Uma equipa técnica de grande empenho e competência coordenada pelo Professor Paulo Mamede, com envolvimento de encarregados e assistentes operacionais empenhos rubricaram, ao longo dos anos, uma modelar organização de serviços de apoio à atividade corrente e nos grandes eventos desportivos nacionais e internacionais.
Bem hajam todos quantos se envolveram na exaltante tarefa de construção de uma rede de Infraestruturas desportivos municipais, onde este equipamento se inclui.
A sua ação percursora é o "lastro" onde repousa o trabalho programático que estamos a fazer com vista ao novo impulso que irá ser dado no plano das novas construções desportivas que o concelho precisa para responder aos novos desafios do futuro.

Sobre o o 1º Skate Parque de Almada


A 5 de Junho de 1993 foi inaugurado o 1º Skate Parque de Almada, no novo Parque da Juventude, depois de um movimento de skaters ter insistido junto da Presidente Maria Emília de Sousa pela necessidade deste equipamento. A Presidente viria a assumir perante eles o compromisso da sua construção, o que viria a acontecer em curtíssimo espaço de tempo.

Batizado pelos primeiros skaters de Almada como o Bruno´s Skate Parque, em homenagem a dois colegas recentemente falecidos, viria a ter um importante papel no desenvolvimento do Skate em Portugal. Por aqui passaram gerações de skaters de todo o País
“Foi inaugurado há 28 anos... como passa depressa o tempo”, desabafa comigo o Rui Dressen Serrão, figura proeminente da geração dos “old skaters” almadenses, que desfia o grande número de skaters que, ao longo dos anos ali encontrava a sua “segunda casa”:
"Foram principalmente duas gerações no Brunos, começou com o Nuno Carvalho, Cláudio Clau-Clau, Rui Colaço, Carlos Ornelas, André Rodrigues, David Rato, Pedro Sousa, Carlos Mileu, Rómulo Pereira, Luís Cruz, Tiago Duarte, Pedro Filipe, Ivo Dias, Rui Serrão. Depois veio o Tiago Matos, Pedro Matos, João Mendes, Tiago Fradique, Carlos Neves, Amir Issufo, Vitor Delgado entre outros".
"No “novo” Brunos existe um grupo de miúdos que frequentam bastante o Park, como é o caso Bruno Senra, Tiago pinto, Tomás pinto, Adilson Pedro e Fábio Dinis", afirma
Ao longo da história do Skate, vários são os almadenses que têm sido campeões nacionais, sendo que Almada é considerada a grande cidade portuguesa do Skate.
Em 2017, a gestão municipal de então inaugura, com a comunidade skater, o novo skate parque de Almada, que resultou da expansão e profunda transformação e ampliação do skate Parque anterior. Este novo parque foi construído pela Câmara - responsabilidade técnica do Professor Paulo Mamede, com acompanhamento técnico presencial permanente dos skaters de Almada. Aqui, um destaque para o Rui Dressen. Para ele, a minha gratidão.
“Honra e Glória aos skaters de Almada”.
A cidade orgulha-se deles.
Como estamos focados no futuro, preparamos novos investimentos para responder às necessidades de desenvolvimento do Skate, e para afirmar a centralidade nacional do concelho de Almada.
Sobre isso, aqui voltaremos em breve, em novo artigo.