sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Associação de Professores do Concelho De Almada. Recurso e credora da cidade educadora que somos





Num concelho pródigo em associativismos como o de Almada é, foi fazendo sentido que os professores, num tempo histórico como aquele de que se dá conta nesta publicação, viessem a ter o seu próprio movimento aglutinador que a uma Associação de Profissionais deu origem.

Para melhor se entender esse movimento dou o meu modesto contributo que, em todo o caso, terá a condição de apresentar o ponto de vista de um professor que, durante todo o tempo em que surgiu, cresceu e deu origem à constituição formal da Associação, ocupou o lugar de vereador autárquico na área da educação e, nessa qualidade, acompanhou, de perto, os primeiros movimentos orgânicos que a ela conduziram.

O movimento associativo de professores conheceu ciclos de pertinência, vitalidade e de energia própria ao longo das últimas décadas, em particular depois da restauração da democracia. Desses ciclos não se dará conta neste depoimento, embora seja útil registar a quanta utilidade teria uma abordagem aos movimentos associativos em que os professores do concelho e da região se envolveram, quase todos orientados ou para o associativismo sindical onde tiveram e têm particular relevância, ou para a satisfação de necessidades de formação ou de organização da sua atividade profissional e para a gestão do sistema educativo local. O Pólo de Formação Continua dos Professores do concelho de Almada, nascido nos anos 90 e a “Inter-Conselhos Diretivos” da Área Pedagógica12 (Almada/Seixal) nascida nos anos 70, continuada depois pelos Conselhos Executivos e mais tarde pelos Diretores das escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas, já então a nível da área pedagógica de Almada, ou a outro nível, a Cooperativa Aldeia Lar, na Sobreda, singular e bem sucedido movimento cooperativo de habitação, serão, entre vários outros, exemplos que atestam a apetência associativa dos educadores e professores e que constituem experiências de referência na região e no País.


A ideia de uma Associação de Professores e de constituição de uma Casa do Professor em Almada foram sendo aventadas em diferentes períodos históricos por movimentos associativos embrionários e difusos, mas ambas ganham energias próprias e convergentes e encontram no almoço convívio anual que a Câmara Municipal promove a partir dos anos 90 um espaço de manifestação e visibilidade.

Bem sabendo do interesse, ainda difusamente manifestado por alguns elementos do corpo docente do concelho, a então Presidente da Câmara Municipal Maria Emília de Sousa faz um apelo no sentido de constituição de uma Associação que aglutinasse os profissionais de ensino e adianta, por sua iniciativa – tive o privilégio de conferir previamente com ela a pertinência desta proposta e de ter aderido, com entusiasmo, ao seu avanço – a ideia da atribuição do Challet Ribeiro Teles, que a Autarquia tinha adquirido recentemente, para o lançamento da Casa do Professor. A proposta foi apresentada pela primeira vez num desses almoços de homenagem ao professor apresentado, nas Casas Velhas, na Caparica, sendo então mostrada a fotografia do imóvel, o que veio a desencadear um movimento de adesão e grande entusiasmo nos docentes presentes rapidamente extensivo a setores educativos mais vastos.

Em linha com o movimento impulsionador assim surgido, e na sequência da aproximação entre si de alguns docentes, com um percurso de uma especial dádiva pessoal à educação, iniciaram-se os primeiros contactos e tiveram lugar as primeiras reuniões para aferição da ideia e das possibilidades da sua concretização. Os professores Feliciano Oleiro, Glória Peres, Maria Carreiras, Maria Orada Emídio, Sebastião Ramos (que sairia a breve trecho), Judite Salvado constituíram o grupo inicial, reforçado, a partir de 29 de Junho de 2001, com Ana Maria Branco a partir de Janeiro de 2002 e com Jerónimo de Matos, a partir de Janeiro de 2003. A estes professores se fica a dever o trabalho de arranque, de debate de modelos associativos, de delineamento dos primeiros esboços dos primeiros estatutos (lembrar o primeiro esboço trazido à discussão pela Professora Judite Salvado, garantido que foi o apoio de familiar seu) e o traçado do caminho que em breve levaria à constituição formal da Associação. Honra lhes seja feita por um concelho grato!

Estes professores, alguns já falecidos, deixaram o seu nome escrito em livros e “na pedra” na história da cidade educadora que somos. Merecido, exemplar e educativo, que a principal e uma das mais recentes e modernas escolas básicas do 1º ciclo da freguesia de Almada, tivesse recebido o nome de “Feliciano Oleiro” por proposta feita à Camara por Maria Emília de Sousa e aprovada depois pela comunidade escolar.

 
Bom será continuarmos este caminho de reconhecimento dos homens e mulheres que deram décadas de exemplar dedicação à causa da educação na nossa terra, a ela acrescentando qualidade e mais valias de que hoje Almada se honra. A Câmara Municipal tem aqui um insubstituível papel no sentido de decidir, em articulação com a comunidade educativa, a atribuição de nomes de patrono aos estabelecimentos de ensino que ainda não os têm, honrando o nome de cidadãos exemplares e merecedores ou fixando outras designações tradicionais reconhecidas pela comunidade.

Em todo o percurso inicial e em todo o caminho, há uma figura incontornável, com a sua presença discreta e colaborante nas reuniões de trabalho e no apoio documental e administrativo ao grupo de professores, que é a Drª Paula Sousa, então já Diretora do Departamento de Educação e Juventude que, neste processo, como nos mais diversos e múltiplos dossiers associados ao crescimento do sistema educativo concelhio, teve relevante papel do ponto de vista do acompanhamento autárquico. Bem andou a APCA, ao atribuir o honroso estatuto de sócio honorário a esta Dirigente Municipal, figura de uma competência profissional, de dedicação pessoal e de uma importância discreta mas marcante em toda a organização municipal da educação nos últimos 25 anos. A sua ação profissional e enquanto dirigente foi importante neste lapso de tempo. Será seguramente fundamental para o próximo futuro.
No exercício da minha função de vereador responsável pela educação municipal em todo o tempo em que a Drª Paula foi dirigente, muito lhe devo e faço questão de aqui dar disso conta pública.

Uma palavra de esclarecimento sobre o Challet Ribeiro Teles. Cedido pela Câmara Municipal à Associação de Professores do Concelho de Almada, na posse desta alguns anos se manteve, na procura de linhas de financiamento que lhe permitisse avançar, ela própria, para a sua recuperação, sendo que a Câmara Municipal avançou com o apoio financeiro para a encomenda do projeto de recuperação. O objetivo acordado com a Câmara era que a Associação avançasse com a recuperação do imóvel, com fundos a obter, sendo que da Câmara sempre poderia contar com apoio financeiro para parte do investimento, como era regra em todas as obras associativas de monta no concelho. A impossibilidade de obtenção do apoio externo desejado levou a que viesse a ser estabelecido um acordo entre Associação e Autarquia que se traduziu no retorno do imóvel à posse da Autarquia, para que esta, logo que financeiramente fosse possível, se pudesse encarregar de proceder ao restauro geral do edifício. Este assunto merece uma referência e um compromisso concreto por parte da Presidente da Câmara Maria Emília de Sousa, na sua intervenção pública aquando da cerimónia de lançamento da 1ª pedra da obra das instalações da antiga Cooperativa Almadense para sede da USALMA, Universidade Sénior de Almada. Esse compromisso municipal, amplamente presenciado pela comunidade escolar presente, onde se contavam alguns dos atuais membros da Direção da APCA e vários dos membros da atual administração municipal, traduzia-se na decisão da Câmara avançar para recuperação do Challet e posterior entrega definitiva aos professores, em caso de vir a ser obtido financiamento comunitário para a obra da USALMA, financiamento que, à data, não era garantido ainda. Tal cenário veio a concretizar-se: A obra da USALMA obteve o apoio de fundos comunitários e a Autarquia avançou para a recuperação do edifício Ribeiro Teles, na Cova da Piedade, para a APCA ali poder abrir uma “primeira porta” da Casa do Professor.

 

A Casa do Professor foi uma das primeiras ideias – há quem considere ter sido uma ideia alavanca – da Associação de Professores. Mas também a construção de um Lar Residência cedo se colocou na ordem do dia, tendo a Câmara Municipal procedido à cedência de um terreno, na Charneca da Caparica, com vista a essa edificação.


A Associação de Professores nasce para trabalhar. Para os seus associados. Mas também para a cidade solidária e educadora que Almada é.

Desde a primeira hora, a APCA está centrada na cidade e nas necessidades dos seus cidadãos.

Num concelho em que os professores desempenham um tão relevante papel na construção de um concelho desenvolvido, onde a educação e a cultura assumem lugar de destaque, foram os Professores , no seio da sua recentíssima Associação, que assumiram esse desígnio de dar a Almada uma Universidade Sénior, que, pelo seu  formato e conceito e dimensão, rapidamente se  veio a situar nos lugares cimeiros das U.S. em Portugal. Recusando a ideia de um “centro de dia do saber”, antes promovendo uma ação intencional de “cruzamento de gerações”, em que cada uma dá o melhor de si para que todas lucrem

Sendo, como desde a primeira hora quis ser, uma instituição orientada para a educação ao longo da vida, a USALMA nasce também como instrumento de partilha de saberes, de promoção de atividades recreativas e desportivas, de promoção de relações de convivência intergeracional, um grande centro de dinamização de Almada Velha, uma instituição que emparceira ativamente com coletividades e centros de cultura, na dinamização cultural da cidade e do concelho, onde é já uma presença incontornável.

 

Desde a 1ª hora, a APCA afirma-se, então, como uma instituição dinamizadora da cultura almadense, integrando e reforçando, com os saberes e competências que lhe reconhece, a rede cultural de Almada e da Região.

Palestras e conferências, dinamização do livro e da leitura, promoção da multiculturalidade através da promoção de aulas de Português para falantes de outras línguas, estudo e divulgação da literatura portuguesa, dos seus autores e territórios, apoio à criação literária viagens e visitas de estudo, ações de divulgação científica, integram os riquíssimos planos de atividades que, todos os anos, a APCA delineia, promove e cumpre.

Em todos esses planos de atividades há uma pedra de toque, o profundo enraizamento na comunidade que deseja servir com as reconhecidas competências de que é portadora, construindo parcerias com várias instituições locais, nos domínios da saúde para todos, apoio a cidadãos com deficiência, literacia digital, etc., …

A APCA tem futuro. Pelos associados que tem. Pelo seu enorme potencial de crescimento.

E o concelho de Almada tem um melhor futuro com o trabalho de uma Associação assim.

 

António Matos

(Texto publicado no livro "Memória Viva", uma Associação bem sonhada, da autoria da Professora Maria Carreiras Seabra, lançado em 22 de Outubro de 2021, em Almada Velha.)

 

 

 

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA. Novas instalações. A qualidade educativa de sempre.

 






A 27 de Outubro de 1982 entrava em funcionamento a Escola Secundária do Monte da Caparica, na altura vocacionada sobretudo para as áreas científico-naturais, designadamente da Química, para o que tinha na altura os laboratórios mais bem equipados da região.

Nos primeiros anos de funcionamento a Faculdade de Ciências e Tecnologia, da U.N. Lisboa, usaria estes laboratórios para os seus alunos.
A escola viria, entretanto e mais tarde, a conhecer níveis avançados de degradação, o que levaria a ser objeto de uma intervenção pela Parque Escolar, obra interrompida durante largos anos, período em que os alunos tiveram aulas em pavilhões pré-fabricados.
A partir do presente ano letivo, a escola passa a contar com excelentes instalações.
A qualidade do corpo docente e do corpo de funcionários auxiliares foram sempre mais valias que mantiveram intocável o prestígio pedagógico deste estabelecimento de ensino.
Nesta ocasião, é justa uma palavra de gratidão e um aplauso para as equipas de profissionais de ensino que por esta escola passaram ao longo da sua história.

Saúdo as sucessivas equipas, através de uma palavra de gratidão, endereçada aos Presidentes dos Conselhos Diretivos, Professores Pedro Teixeira Pinto, Cremilde Caldeira, Berta Vieira da Silva, Teresa Moura e os Presidentes dos Conselhos Executivos, Professoras Manuela Carolino e Fernanda Jogo, e as Diretoras Professoras Manuela Dâmaso e a atual, Senhora Professora Isabel Santos, a quem agradeço o contributo para a elaboração desta lista de nomes.

A todos saúdo, cumprimentando a atual equipa diretiva, que, para além da Professora Isabel Santos, inclui também a Srª Sub- Diretora Luísa Faro, as professoras Lurdes Silva, Maria João,...
A cidade Educadora de Almada orgulha-se de escolas assim.
Parabéns !

ESCOLA BÁSICA Nº 1 do MONTE DA CAPARICA - Da qualidade da infra-estrutura à exemplaridade da ação docente



A 27 de Outubro de 1982 era inaugurada a Escola Primária nº 2 do Monte da Caparica, atual Escola Básica nº1.
Parabéns a toda a comunidade escolar, professores e assistentes, que constituem um exemplar corpo profissional, de grande dedicação e empenho.
Uma saudação especial a toda a população que por esta escola passou.
Avançava a infra-estruturação educativa do concelho, seguindo a tipologia P3, que nunca viria a revelar-se ajustada ao modelo educativo português e que, por isso, viu as escolas serem objeto de transformações internas que transformaram os núcleos abertos em salas individuais e autónomas.
Intervencionada em sucessivos momentos da sua história, viria a incluir um edifício destinado a jardim de infância público, que foi inaugurado a 24 de Outubro de 2001, altura em que, sob o impulso dos executivos liderados por Maria Emília de Sousa, foi lançado um audacioso programa de construção de modernos edifícios escolares para o 1º ciclo e para a educação pré-escolar, com tipologia própria, concebida pelos serviços da Autarquia, depois de debate e diálogo com os professores.
O logradouro desta escola foi também dos primeiros a ser incluído na última geração de programas de requalificação do parque escolar do 1º ciclo que coordenei na Câmara, o programa de requalificação geral dos logradouros escolares e de construção de palas de ensombramento.
Infelizmente o ritmo de intervenção municipal viu o seu ritmo cair abruptamente após 2017. É necessário retomar esse ritmo de construção e de reabilitação dos edifícios e logradouros escolares, com vista à qualificação geral do parque escolar do ensino básico público.
A ideia é que nas áreas sociais mais desqualificadas se deveria proceder a fortes investimentos, no sentido de criar as melhores condições de prática educativa para essas zonas.
Ao longo dos anos, foi desenvolvido um profícuo e permanente diálogo com os educadores e professores no sentido de levar em consideração o entendimento dos profissionais de ensino no desenho das intervenções municipais.

Justa é uma referência geral aos professores, assistentes e auxiliares, expressando a maior das gratidões pela sua permanente e profunda dedicação ao ensino das crianças e à gestão geral do sistema educativo local.

Bem hajam, pois, as equipas, coordenadas pelos sucessivos diretores.
Os Srs Diretores, Professores Eugénia Anacleto, Fernando Silva, Maria Luísa Marcelino, Palmira, Maria Conceição Alves, e os coordenadores Professores Madalena Pessanha, Licínio Grosso, e o último e atual, Professor Miguel Duarte, a quem agradeço me ter ajudado a ser concreto na expressão da nossa gratidão, relembrando nomes, são professores e pedagogos em quem saúdo todos os que nestas escolas da freguesia e do concelho trabalharam.

Bem hajam, amigos, educadores e professores.
Bem hajam, senhoras e senhores assistentes técnicos e operacionais.
Vós sois os verdadeiros construtores do edifício humano da nossa terra.
Saibamos todos merecer o vosso exemplo.