segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O Spot da Integração. Os skaters que fazem cidade.




Em 1993 eles estavam ali, no Parque da Juventude, a viver entusiásticamente os primeiros dias do 1º Skate Parque da Cidade e um dos primeiros do país.
Em homenagem aos Brunos, eles conseguiram o parque que a Maria Emília viria a construir para eles, a seu pedido - o Bruno's Skate Parque.
Décadas de um uso constante, skaters de todo o mundo a passar por ali, depois o seu tempo a passar-se, a partida para outras paragens, outros spots a impôr-se, vou ali a Barcelona, à Praça do Museu de Arte Contemporânea que é melhor e não é assim tão longe.
E depois a Praça da Liberdade - e de repente esta Praça a aparecer na lista dos melhores spots do mundo, a receber skaters de todos os continentes - e os novos skate parques a surgir por todo o país, como cogumelos, e os skaters de Almada a percorrer Portugal inteiro.
E o novo Skate Parque de Almada, em 2017, feito pela Câmara, com o apoio técnico, acompanhamento, supervisão dos skaters da old school.
E agora esta "ocupação" de um território periférico, no bairro rosa, onde assentaram arraiais e, com trabalho, suor e saber, construiram o spot que fez a "periferia" virar "centro" e onde os miúdos do bairro são reis.
Eles têm nome - o Rómulo, o Rui Serrão, o Carlos Mileu, o João Mendes, o Ricardo Duarte, o Rui Colaço, o Tiago Matos, o David Rato, o Ricardo Venâncio, o Manuel Rodrigues - mas o cartão do cidadão deste spot tem os nomes dos miúdos de um bairro inteiro.
Aqui, há cidade - que tem o melhor dos dois mundos, o do centro e o da periferia.
São os old skaters de Almada, a construiu futuros.
Parabéns a todos.
Parabéns ao Rui Dressen, há anos o "câmara" do pessoal.

Escola Básica de Vila Nova. Das funcionais instalações à excelente gestão pedagógica. Um exemplo de boa parceria entre direção escolar e Associação de Pais e encarregados de educação.



A Escola Básica de Vila Nova foi inaugurada em 22 de Novembro de 2003. Ela insere-se num conjunto de investimentos na área da infra estruturação educativa, na altura uma referência no plano nacional. Nos finais dos anos 90 e nestas duas décadas, a Câmara Municipal de Almada, projetou e construiu mais de uma dezena de escolas básica do 1º ciclo do ensino básico com Jardim de Infância, modernas e de tipologia avançada.
A Escola Básica de Vila Nova é uma dessas Escolas. Tem a tipologia base dos equipamentos escolares que a gestão municipal almadense implantou no concelho, e com que modernizou o parque escolar do 1ºciclo. Constituiram uma tipologia singular, avançada e única na região, à época.
Com 8 salas para o 1º ciclo e 2 para Jardim de Infância, este estabelecimento de ensino, como todos os da sua geração, foi dotado também de uma ampla biblioteca, refeitório, ginásio polivalente, uma sala multi-usos (pensada para atividades extra-curriculares, designadamente para prolongamento do tempo escolar, na altura uma solicitação das associações de pais e de amplos setores da comunidade educativa), e que então constituiu uma inovação a nível de tipologia, e ainda, sala de professores, sala de funcionária(o)s, gabinete de terapia e - inovação absoluta - uma sala para a Associação de Pais funcionar, para além de amplos espaços exteriores.
(é de lembrar que este edifício veio substituir as anteriores instalações, distribuídas por uma unidade, precária e provisória, e outra unidade que funcionou no r/ch de um prédio e ainda a escola do Areeiro, tantos anos com a Professora Teresa Ferro, como professora única. Recordo as minhas idas a esta escola. Obrigado, Professoras.)
Integrada no Agrupamento de Escolas da Caparica, dirigido pela Professora Isabel Santos, tendo como coordenadora a Professora Teresa Frade e contando com a excelente ação da Associação de Pais e Encarregados de Educação, é do domínio público que a escola tem um excelente ambiente educativo, uma atividade curricular bem sucedida e uma relevante ação no domínio de projetos de ligação à comunidade.
(Míticos, os arraiais dos Santos Populares nesta escola. Corre que a Associação de Pais faz ali, as "melhores bifanas" dos Santos Populares de Almada :) )
Invulgar no panorama escolar, o Clube Peões da Caparica, especializado na formação e competição no xadrêz, bem como na competição, tem a sua sede na escola e tem tido como Presidente a própria professora coordenadora Teresa Frade e desenvolve uma ação de formação desportiva de significativa relevância educativa.
Nesta ocasião, é justo endereçar à comunidade escolar as mais calorosas saudações pela ocorrência do 18º aniversário da inauguração das atuais instalações escolares, e felicitar a direção do Agrupamento, a coordenação da escola e a direção das Associação de Pais pela excelência do trabalho que desenvolve. Através deles, envia-se uma palavra de felicitação às famílias desta escola e uma palavra de compromisso.