sábado, 14 de maio de 2022

Polivalente do Pragal. Da construção, serviço comunitário, até ao Centro Cultural Fernão Mendes Pinto.





A 15 de Maio de 2022 é inaugurado o Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, no Pragal.

Este equipamento foi construído no mandato autárquico de 1985/1989 pela Junta de Freguesia de Almada, sob a Presidência de Maria Emília de Sousa e destinou-se então a centro de apoio comunitário à população do Pragal, tendo funcionado durante muitos anos sob a responsabilidade da URPICA, atá à data em que esta instituição se deslocou para Almada Velha para gerir o recém criado novo Centro de Dia para idosos, junto ao Palácio Pargana, Arquivo Histórico Municipal. Mais tarde, as suas funções sociais e de apoio à população idosa foram ainda assegurada, por um pequeno lapso de tempo, pela ALMA ALENTEJANA, até à extinsão da componente social desta instituição.

Com Carlos Mourinho, autarca e presidente da Junta de Freguesia do Pragal desde 1997 até 2013, este espaço veio a afirmar-se como fundamental centro de apoio social à zona antiga do Pragal. Foi este prestigiado autarca, que iniciou o processo de fundação do Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, tento encomendado ao Pintor Louro Artur, a pintura de um fresco alusivo a este nosso herói, na abóbada central do edifício. 

No mandato autárquico de 2017/2021, veio então a concretizar-se a celebração de um protocolo de colaboração entre a Associação Almada Mundo, a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e a Junta da União de Freguesias de Almada, Pragal, C. Piedade e Cacilhas, presidida por Ricardo Louçã, no sentido de aqui formalizar a criação e aqui fazer a sua sede, o Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, para o que a Junta de Freguesia realizou obras gerais de beneficiação.

Com a inauguração deste Centro Cultural, que funcionará baseado numa parceria interinstitucional de que muito se espera, fica esta zona dotado de um espaço cultural com uma vocação de incontornável pertinência no Pragal.

Na hora da inauguração, são justas algumas palavras de gratidão em relação aos eleitos que lançaram mãos à obra de construção deste equipamento, sendo na altura e porventura ainda hoje, um dos casos raros de construção de um equipamento cultural por uma Junta de Freguesia, neste caso, com grande envolvimento e trabalho voluntário dos moradores.

Bem hajam pois,

-os eleitos de Junta de Freguesia de Almada, do mandato de 1985/1986, sob a Presidência de Junta de Maria Emília de Sousa.

- os eleitos da Junta de Freguesia do Pragal  dos mandatos iniciados em 1997, 2001, 2005 e 2009, sob a Presidência de Carlos Mourinho.

- Os eleitos da União de Freguesias de Almada, Pragal, C. Piedade e Cacilhas, no mandato de 2013/2017, sob a Presidência de Ricardo Louçã, que realizaram as mais recentes obras de beneficiação.


Uma palavra especial para a Professora Adelaide Silva Paredes, Presidente da Dieção da Associação Almada Mundo, grande impulsionadora do projeto atual do Centro Cultural Fernão Mendes Pinto.

Uma palavra ainda para a atual Junta de Freguesia, sob a Presidência de Maria de Assis, desejando que esta, na esteira dos seus antecessores, mantenha o apoio a este projeto, o que, confio, venha a acontecer.

Que a história deste equipamento social, já objeto de abordagens por parte de historiadores almadenses - António Policarpo, designadamente - conheça novos impulsos de divulgação, com respeito pela verdade histórica e a proporcional menção a autores e protagonistas.

Que adequada placa de registo histórico neste equipamento mencione nomes e autores, que, em nome de um povo inteiro, ergueram esta obra.