segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O Spot da Integração. Os skaters que fazem cidade.




Em 1993 eles estavam ali, no Parque da Juventude, a viver entusiásticamente os primeiros dias do 1º Skate Parque da Cidade e um dos primeiros do país.
Em homenagem aos Brunos, eles conseguiram o parque que a Maria Emília viria a construir para eles, a seu pedido - o Bruno's Skate Parque.
Décadas de um uso constante, skaters de todo o mundo a passar por ali, depois o seu tempo a passar-se, a partida para outras paragens, outros spots a impôr-se, vou ali a Barcelona, à Praça do Museu de Arte Contemporânea que é melhor e não é assim tão longe.
E depois a Praça da Liberdade - e de repente esta Praça a aparecer na lista dos melhores spots do mundo, a receber skaters de todos os continentes - e os novos skate parques a surgir por todo o país, como cogumelos, e os skaters de Almada a percorrer Portugal inteiro.
E o novo Skate Parque de Almada, em 2017, feito pela Câmara, com o apoio técnico, acompanhamento, supervisão dos skaters da old school.
E agora esta "ocupação" de um território periférico, no bairro rosa, onde assentaram arraiais e, com trabalho, suor e saber, construiram o spot que fez a "periferia" virar "centro" e onde os miúdos do bairro são reis.
Eles têm nome - o Rómulo, o Rui Serrão, o Carlos Mileu, o João Mendes, o Ricardo Duarte, o Rui Colaço, o Tiago Matos, o David Rato, o Ricardo Venâncio, o Manuel Rodrigues - mas o cartão do cidadão deste spot tem os nomes dos miúdos de um bairro inteiro.
Aqui, há cidade - que tem o melhor dos dois mundos, o do centro e o da periferia.
São os old skaters de Almada, a construiu futuros.
Parabéns a todos.
Parabéns ao Rui Dressen, há anos o "câmara" do pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário