sexta-feira, 29 de outubro de 2021

ESCOLA BÁSICA Nº 1 do MONTE DA CAPARICA - Da qualidade da infra-estrutura à exemplaridade da ação docente



A 27 de Outubro de 1982 era inaugurada a Escola Primária nº 2 do Monte da Caparica, atual Escola Básica nº1.
Parabéns a toda a comunidade escolar, professores e assistentes, que constituem um exemplar corpo profissional, de grande dedicação e empenho.
Uma saudação especial a toda a população que por esta escola passou.
Avançava a infra-estruturação educativa do concelho, seguindo a tipologia P3, que nunca viria a revelar-se ajustada ao modelo educativo português e que, por isso, viu as escolas serem objeto de transformações internas que transformaram os núcleos abertos em salas individuais e autónomas.
Intervencionada em sucessivos momentos da sua história, viria a incluir um edifício destinado a jardim de infância público, que foi inaugurado a 24 de Outubro de 2001, altura em que, sob o impulso dos executivos liderados por Maria Emília de Sousa, foi lançado um audacioso programa de construção de modernos edifícios escolares para o 1º ciclo e para a educação pré-escolar, com tipologia própria, concebida pelos serviços da Autarquia, depois de debate e diálogo com os professores.
O logradouro desta escola foi também dos primeiros a ser incluído na última geração de programas de requalificação do parque escolar do 1º ciclo que coordenei na Câmara, o programa de requalificação geral dos logradouros escolares e de construção de palas de ensombramento.
Infelizmente o ritmo de intervenção municipal viu o seu ritmo cair abruptamente após 2017. É necessário retomar esse ritmo de construção e de reabilitação dos edifícios e logradouros escolares, com vista à qualificação geral do parque escolar do ensino básico público.
A ideia é que nas áreas sociais mais desqualificadas se deveria proceder a fortes investimentos, no sentido de criar as melhores condições de prática educativa para essas zonas.
Ao longo dos anos, foi desenvolvido um profícuo e permanente diálogo com os educadores e professores no sentido de levar em consideração o entendimento dos profissionais de ensino no desenho das intervenções municipais.

Justa é uma referência geral aos professores, assistentes e auxiliares, expressando a maior das gratidões pela sua permanente e profunda dedicação ao ensino das crianças e à gestão geral do sistema educativo local.

Bem hajam, pois, as equipas, coordenadas pelos sucessivos diretores.
Os Srs Diretores, Professores Eugénia Anacleto, Fernando Silva, Maria Luísa Marcelino, Palmira, Maria Conceição Alves, e os coordenadores Professores Madalena Pessanha, Licínio Grosso, e o último e atual, Professor Miguel Duarte, a quem agradeço me ter ajudado a ser concreto na expressão da nossa gratidão, relembrando nomes, são professores e pedagogos em quem saúdo todos os que nestas escolas da freguesia e do concelho trabalharam.

Bem hajam, amigos, educadores e professores.
Bem hajam, senhoras e senhores assistentes técnicos e operacionais.
Vós sois os verdadeiros construtores do edifício humano da nossa terra.
Saibamos todos merecer o vosso exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário