A Câmara Muncipal de Almada aprovou o projeto de execução da “Ampliação da Escola Básica Carlos Gargaté – Charneca de Caparica” e o procedimento de lançamento da respetiva E.O.P., Empreitada de obra pública, com o preço de 1.660.214,60 € (um milhão, seiscentos e sessenta mil, duzentos e catorze euros e sessenta cêntimos), ao qual acrescerá o I.V.A. à taxa legal em vigor o que representa uma despesa de Estimativa total de 1.759.827,48 € (valor já com o I.V.A. incluído).
Esta
obra vem na sequência da assinatura de um acordo de colaboração
entre a CMA e o Ministério da Educação com vista ao ALARGAMENTO DA ESCOLA
Carlos Gargaté da Charneca da Caparica – CONSTRUÇÃO DE 12 SALAS DE AULA PARA O
ENSINO SECUNDÁRIO. Tal construção irá permitir o alojamento de 4 turmas do 10º
ano, 4 do 11º e 4 do 12º ano, perfazendo 300 alunos de lotação máxima.
Ora, uma lotação
manifestamente insuficiente para o que a Charneca precisa.
Como se vê neste quadro, quase 24 % dos alunos do ensino secundário são residentes nas freguesias da Charneca e da Sobreda. Não restarão dúvidas que o número crescente de alunos do ensino secundário residentes na Freguesia da Charneca e nas zonas adjacentes, apontam para uma necessidade inquestionável de construção de uma Escola Secundária, com dimensão suficiente para responder às necessidades. Poderão existir, nesta data, na Charneca da Caparica e Sobreda 1 400 alunos do ensino secundário, o que já hoje exigiria uma escola de grande dimensão.
Os números são claros. A
ampliação da Escola Carlos Gargaté é insuficiente. Não chega. Com ela, a
Charneca continuará a registar um forte deficit de cobertura. E por outro lado,
não será despiciente pensar que a construção deste bloco de salas na escola
básica possa vir a atrasar a construção da futura escola secundária com
dimensão compatível com as necessidades em presença, pois bem se compreenderá,
que, com uma resposta mínima para o ensino secundário já implementada no
terreno, prioritária não se tornará, nos próximos anos, a construção da nova
escola.
Não é pois descabido
pensar que a criação desta resposta mínima para o ensino secundário possa
significar, paradoxalmente, o protelamento, por muitos anos, da construção da
escola secundária que a freguesia precisa.
Ontem como hoje, a nossa posição é a de uma freguesia inteira:
É necessária a construção de uma Escola Secundária na Charneca da Caparica
Sem comentários:
Enviar um comentário