segunda-feira, 27 de julho de 2020

A Educação em Almada. A rede educativa e as instalações escolares para a educação pré-escolar e o 1º ciclo. Prioridades e perspetivas.



Não é de mais sublinhar a importância da requalificação e expansão da rede de educação pré-escolar no nosso concelho, no sentido de aumentar a resposta da rede pública, às necessidades de cobertura da rede de educação pré-escolar de forma a que sejam progressivamente alcançadas metas compatíveis com a cobertura tendencialmente universal do universo de crianças até aos 3 anos de idade.
 
O aumento das salas para educação pré-escolar foi um esforço que o Município fez com sucesso assinalável, e reconhecido no panorama nacional, em mandatos recentes, quer através da construção de edifícios escolares para o 1º ciclo e J.I.s - com tipololgia própria, debatida e amplamente consensualizada com a comunidade educativa (para as várias areas curicular e extra-curricular, incluindo instalações para as Associações de Pais, numa ação inédita no País) quer através da construção de edifícios autónomos para o  pré-escolar, que permitiu que ampliar a resposta até a crianças de 3 anos, em certas áreas do concelho.
Refira-se o gigantesco programa de construção escolar nos últimos mandatos de Maria Emília de Sousa, com as últimas escolas da Charneca e continuado no mandato de Joaquim Judas, com a construção da última das escolas, a Escola Básica de Santa Maria, na Charneca da Caparica, terminada já neste mandato.


                                               ESCOLA BÁSICA NA CHARNECA
 

                                              ESCOLA BÁSICA DE SANTA MARIA

Em reunião da Câmara Municipal de Almada de 20 de Julho de 2020, foi aprovado o lançamento de concurso público para a beneficiação e expansão do Jardim de Infância da Sobreda, a funcionar numa antiga vivenda/casa de quinta, onde, mercê de uma excelente gestão de rede levado a cabo pela Diretora da Agrupamento Elias Garcia, Sobreda, Professora Catarina Bernardo e sua equipa de direção, que permitiu alcançar o funcionamento de todas as salas em regime normal, concentrando na vivenda do Alto do Índio as salas de PRÉ que antes estavam distribuídas pelas várias escolas, num excelente trabalho de diálogo com os pais e encarregados de educação, que vieram a aceitar a solução 


                                      JARDIM DE INFÂNCIA DA SOBREDA. VISTA 1


                                    JARDIM DE INFÂNCIA DA SOBREDA. VISTA 2

Uma palavra também para a excelente ação educativa das educadoras que têm vindo a trabalhar no JI da Sobreda/vivenda do Alto ao Índio, apesar do desajustamento da tipologia das instalações. 
A todas e a todos os profissionais saudamos calorosamente. Prioridade, em face da procura existente e também em razão do claro desajustamento da tipologia das instalações, onde funcionavam as salas existentes no Agrupamento.

A propósito de prioridades de investimento na rede do Pré-escolar, refira-se a importância de lançamento urgente do novo Jardim de Infância do Pragal, com 4 salas, necessárias à  zona, e ao descongestionamento da Escola Básica nº1 do Pragal, que funciona atualmente com todas as suas salas em regime duplo, Jardim de Infância com projeto que deixámos encaminhado, mas que, até à data, não tem avançado, por razões que desconhecemos, mas que importava remover.
A Escola nº 1 do Pragal, integrado no Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, dirigido pelo Professor Carlos de Almeida coadjuvado por uma excelente equipa de direção, precisa de ser “libertada” do Pré-escolar, a instalar o novo edifício a construir no terreno disponível, “vizinho” da escola atual.



                                              ESCOLA BÁSICA Nº 1 DO PRAGAL


Elencando as prioridades de investimento na rede do 1º ciclo e educação pré-escolar em Almada, prefigura-se como essencial:

- ampliar a rede da educação pré-escolar noutras zonas do concelho, continuando o trabalho que os executivos vinham fazendo nos últimos mandatos.
 
- ampliar a rede do 1° ciclo, chamando aqui a atenção para o funcionamento de um significativo número de salas de aulas funcionando em regime duplo na zona do Laranjeiro (escolas 1 e 2), continuando o trabalho de ampliação de rede que se vinha fazendo nos nossos últimos mandatos.

- concluir a obra da Escola Maria Rosa Colaço, integrada no Agrupamento de Escolas Francisco Simões, dirigida pela Sra. Diretora Professora Augusta Delgado, possibilitando a esta e à sua equipa de trabalho prosseguir o excelente trabalho de coordenação educativa que tem vindo a realizar, o qual é fortemente penalizado pelo transferência da população escolar e corpo docente e não docente para instalações provisórias instaladas no logradouro da Escola Básica do Chegadinho, com consequências nefastas para o bom funcionamento desta escola.

- preparar o lançamento de novas escola básicas com Jardim de Infância, designadamente por prioridades:
  
   .  para a zona da Sobreda e Agrupamento Elias Garcia, onde uma escola    se afigura necessária, a curto prazo.

   .  para a zona da Charneca da Caparica, no sentido de acompanhar o grande crescimento da população nesta freguesia.

Estas são as prioridades de investimento na infra estruturação educativa do 1º ciclo e educação pré-escolar no concelho de Almada. Urge acelerar o ritmo de trabalho nesta frente de intervenção no Município.
Elas são aqui avançadas, em razão do conhecimento que tenho da rede, em função do planeamento previsto na Carta Educativa e dos seus mais recentes estudos de atualização, relativos ao último ano em que foram feitos, o de 2016/2017.
Almada deve recuperar o ritmo de construção que vinha sendo seguido nos últimos mandatos. É preciso mais.
Almada precisa. E merece.

António Matos

2 comentários:

  1. Andreia Russell09:13

    Não poderia estar mais de acordo com o investimento na Escola Pública. Há zonas com listas de espera o que implica um investimento e esforço monetário por
    parte das famílias que trabalham e precisam de ter os seus filhos na escola. Muitas vezes,essa solução passa por colégios privados.
    A Zona do Porto Brandão merecia uma modernização e investimento, é um sítio com muitas qualidades para famílias jovens viverem e criarem os seus filhos. No entanto,a escola que ali existe é um paraíso abandonado, necessita, também, de uma requalificação. Aquele local tem tudo de bom,saudável, calmo, no meio da natureza, algo que pouco existe no Concelho. A escola da Fonte Santa seria uma aposta ganha!!!!!
    Bom trabalho, parabéns por todo o trabalho desenvolvido.

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  2. E a Escola Básica do Alfeite, pertencente ao AE António Gedeão?

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